4/18/2017

ENTREVISTA COM ASTOLFO DUTRA




Joaquim Branco entrevista Astolfo Dutra Nicácio Neto (1921-2008):

“Meus pais me legaram o amor pelo nosso torrão”



Astolfo com a esposa Neusa Mesquita

Morreu no dia 2 de dezembro de 2008 o eminente cataguasense Astolfo Dutra Nicácio Neto. Filho do casal Flávia/Pedro Dutra, herdou dos pais principalmente a correção e a generosidade que passava a todos que o cercavam. Advogado e escritor talentoso, político avançado e funcionário aposentado do Banco do Brasil, vivia no Rio de Janeiro há muitos anos ao lado da esposa Neusa Rodrigues Moreira Mesquita, professora universitária. Do primeiro casamento teve três filhos: Maria Cristina, Pedro e Beatriz Helena.
Foi deputado estadual em 1946, e seu pai Pedro Dutra tornou-se um político da maior importância em nossa cidade, bem como seu avô Astolfo Dutra, que alcançou a presidência da Câmara de Deputados por 6 vezes.
Em 2002 publicou o livro "Astolfo Dutra – um líder mineiro na República Velha", rica contribuição à cultura e especialmente à história brasileira.
Nessa época, fiz com ele uma entrevista, que transcrevo a seguir em forma de depoimento, e em que teve a oportunidade de discorrer sobre os estudos, a literatura, a política, a vida familiar, a história e outros temas.

O NASCIMENTO E A FAMÍLIA
Nasci a sete de agosto de 1921, em Cataguases, na avenida a que tomaria de empréstimo o nome. Era o único neto varão do casal Antônia-Astolfo Dutra. Não me faltavam tios, ao todo sete, a maioria dos quais residindo no casarão plantado entre as casas de José Peixoto e um terreno baldio, limítrofe com a casa de Agenor Ladeira.
Minha família era de origem rural, bacharelizada pelo empobrecimento. O clã Resende-Dutra Nicácio esvaía-se. Na realidade, no ramo de que provenho, nunca foi acentuada a vocação rural.
Muitos dos Dutra e dos Resende, como compensação à perda de patrimônio, dedicaram-se ao exercício de profissões liberais: Advocacia, Medicina, Engenharia, com extensões ocasionais pela Política. Por outro lado, é forçoso reconhecer a inabilidade familiar em amealhar riqueza.
No meu caso particular, desde cedo, ouvi dizer que, enquanto alguns tinham talento para criar fortuna, outros tinham para gastá-la. É claro o caráter jocoso da afirmação. Entretanto, aqui valem algumas observações: sob o ponto de vista material, os dois momentos mais prósperos da vida de Pedro Dutra foram aqueles em que mais distante se manteve da lida política – o período anterior à eleição para Deputado Estadual, entre 1924 e 1930, quando construiu a casa da avenida; e aquele compreendido na ditadura de Getúlio Vargas, quando ampliou grandemente sua residência, adquiriu e aparelhou a Fazenda Itajaí, com mais de trezentos hectares.

PRIMEIROS ANOS
Os tempos desenrolados na residência de minha avó e tios marcaram suavemente minha infância, na cidadezinha ainda de ruas recobertas de terra, carentes de movimento e que me permitiam e aos pequenos amigos brincar em segurança na rua.
A vida corria serena, não havendo sensíveis diferenças de classes sociais; todos os meninos estudavam no Grupo, o curso primário era ministrado de forma excelente. Basta dizer que deixávamos o curso primário com o sistema métrico decimal na ponta da língua.
Cumprido o curso primário, o prosseguimento de meus estudos teve forma utópica: fui cursar o ensino médio no Liceu Rio Branco, na capital de São Paulo, onde moravam meus tios maternos, cerca de dez.
Aqui cabe assinalar um fato que marcou positiva e significativamente minha modesta formação cultural: quase todos os meus tios eram leitores cuidadosos e se empenhavam em que não me mantivesse alheio aos livros. Ali travei conhescimento, a partir de dez anos, com Monteiro Lobato, Paulo Setúbal e Guilherme de Almeida.
Radiquei-me em São Paulo nos primeiros dias de 1933. Era uma cidade ainda com toques provincianos, inúmeras ruas iluminadas a gás, ali, bem atual, o soneto de Jorge de Lima.

ESTUDOS E LITERATURA
Meu ingresso no ginásio não foi isento de certo temor. São Paulo acabara de ser derrotado na Revolução de 1930, sobretudo pelas tropas da Polícia Militar de Minas. Os ânimos permaneciam exaltados, num certo sentimento de humilhação. E mineiro eu era, de certa forma coautor da frustração paulista. Mas tudo se arrumou e fui gentilmente recebido.
Concluído o curso ginasial, segui para o Rio de Janeiro, vindo morar em Copacabana, com minha avó e meus tios paternos. O mesmo carinho, o mesmo empenho em minha formação cultural. A princípio, pode parecer que me tenha desinteressado dos grupos literários de Cataguases. Tal não se deu, ocorrendo apenas um fato curioso: os integrantes dos movimentos literários daqui eram bem mais velhos do que eu, o que me intimidava. Além do mais, não me sentia com vocação literária que me permitisse integrar-me entre os intelectuais de minha terra.

FORMAÇÃO E POLÍTICA
Em minha formação, além das influências familiares já assinaladas (pais, tios), assinalo a presença de três professores: Joaquim Silva - História; Geraldo Rodrigues, ex-aluno do Caraça - Conhecimentos Gerais; San Tiago Dantas - Direito.
Foram pronunciadas as influências familiares, em sentido genérico e específico. Meus parentes em geral e meus pais em particular mantinham constantes diálogos comigo, comentando livros e matéria jornalística, o que provavelmente me estimulou o interesse pela coisa pública em geral. Meu interesse pela Política sempre significou maior apego ao trato da coisa pública e sua análise do que atração pelas picuinhas ou tricas de bastidores.

VIDA NO INTERIOR
Na amenidade do trato familiar, raramente, ou quase nunca, os assuntos deixavam de ter como núcleo temas de natureza geral. Um dos aspectos positivos da vida no interior pode ser considerado o convívio entre os moradores, quase todos vizinhos, na cidade de pequenas dimensões. Ter os pais com que o destino me presenteou e haver recebido os ensinamentos que me proporcionaram, devo confessar ter sido a dádiva maior, esta sim, pode ser afirmada como o exemplo fundamental e a herança mais significativa de minha existência.

A CARREIRA
Nunca meus pais procuraram influir na escolha da carreira que viria a abraçar. Fui advogado por escolha própria e obtive razoáveis êxitos profissionais.
A tendência para a História de Cataguases decorre do amor que meus pais me legaram pelo nosso torrão. O mérito e o significado que a biografia "Astolfo Dutra: um líder mineiro na República Velha" possa ter deitam raízes no hereditário amor à terra.

É com grande pesar que registro o falecimento desse grande cataguasense que foi Astolfo Dutra Nicácio, um homem de convívio agradável, talentoso e principalmente dono de uma escrita elegante e correta, e que agora perdemos.




Um comentário:

Erga Omnes Assessoria de Imprensa disse...

Viveu com um "bon vivant" no Rio de janeiro. Não honrou o sobrenome da família e praticamente não fez nada pelo desenvolvimento político e econômico da cidade de Cataguases.